sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Linguagem, Ensino da Linguagem e Livro Didático.

Linguagem é qualquer e todo sistema de signos que serve de meio de comunicação de idéias ou sentimentos através de signos convencionais, sonoros, gráficos, gestuais etc., podendo ser percebida pelos diversos órgãos dos sentidos, o que leva a distinguirem-se várias espécies de linguagem: visual, auditiva, tátil, etc., ou, ainda, outras mais complexas, constituídas, ao mesmo tempo, de elementos diversos. Os elementos constitutivos da linguagem são: gestos, sinai, sons, símbolos ou palavras, usados para representar conceitos de comunicação, idéias, significados e pensamentos.
O ensino da linguagem visa nos proporcionar métodos e maneiras para o uso desta linguagem, nos auxiliando a alcançar nossos objetivos, que são de se comunicar e se fazer entender.
Já o livro didático ampliou sua função. Além de transferir os conhecimentos orais à linguagem escrita, tornou-se um instrumento pedagógico que possibilita o processo de intelectualização e contribui para a formação social e política do indivíduo. O livro instrui, informa, diverte, mas, acima de tudo, prepara para a liberdade. A confecção do livro didático exige anos de pesquisa e estudos. O professor tem em mãos uma preciosa ferramenta, que complementa seus conhecimentos, expande sua cultura e funciona como instrumento de atualização. A cada ano, são introduzidos novos dados ao conteúdo das obras, o que possibilita acompanhar a evolução das idéias e dos conceitos.

Nenhum comentário: